Coordenador : Róberson Machado Pimentel
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388065.2201.273482.24022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Médicos Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos, Engenheiros Agrícolas, Alunos de pós graduação, Produtores rurais e Extensionistas.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental da Faculdade de Veterinária da UFF, no município de Niterói-RJ. A implementação do projeto (vídeos, distribuição das cartilhas e mudas) será na Fazenda Escola da UFF no munícipio de Cachoeiras de Macacu-RJ.
Objetivo
Objetivo Geral: Orientar produtores, técnicos e discentes na escolha, formação e manutenção das novas forrageiras BRS Capiaçu e BRS kurumi. Objetivos específicos: 1) Produzir viveiro de mudas a partir de germoplasma já existente na Fazenda Escola da UFF em Cachoeiras de Macacu-RJ, destinado a distribuir mudas aos produtores locais; 2) Ensinar produtores rurais, técnicos agrícolas e estudantes sobre as técnicas de formação e manejo do capim elefante, por meio da confecção de cartilhas impressas que serão distribuídas aos produtores de Cachoeiras de Macacu-RJ ; 3) Realizar Dia de Campo na Fazenda Escola da UFF em Cachoeiras de Macacu-RJ, com temática relacionado ao uso e manejo das forrageiras BRS Capiaçu e BRS kurumi;
Resumo
No estado do Rio de Janeiro a maioria das áreas de pastagens está degradada por falhas na escolha da forrageira e manejo inadequado. As tecnologias acessíveis para os pecuaristas intensificarem os sistemas produtivos são escassas na região de Cachoeiras de Macacu-RJ, considerada região com desenvolvimento econômico pautado nas atividades agropecuárias. Nas propriedades rurais da região predominam grandes áreas de pastagens com as gramíneas do gênero Brachiaria, que possuem potencial de produção limitado. Portanto, a inserção de plantas do gênero Pennisetum (capim elefante: BRS Capiaçu e Kurumi - lançamentos da EMBRAPA) com alta produção e qualidade de forragem podem contribuir para alavancar a produção de carne e leite de pequenas propriedades rurais, desde que sejam manejadas de forma adequada. Além disso, são poucas as iniciativas estabelecidas entre a Universidade Federal Fluminense, produtores e extensionistas na região de Cachoeiras de Macacu-RJ. Essas ações permitem compartilhar informações e, potencializar Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu (FECM), Fazenda da UFF, como unidade demonstrativa para a intensificação sustentável da pecuária. Portanto, essa iniciativa pode atender aos alunos de graduação e pós graduação com novas tecnologias aplicadas ao campo. Com base nessas prerrogativas o presente projeto foi desenvolvido para implementar a FECM como unidade referência na região para distribuição de mudas do capim BRS Capiaçu e BRS Kurumi e disseminar e desenvolver tecnologias associadas ao plantio e manejo dessas novas forrageiras.